Buscar

DIABETES - A CONSEQUÊNCIA !

A diabetes é hoje uma das doenças mais comuns em nosso meio, você certamente ou tem ou conhece alguém que tenha no mínimo uma tendência em possuir a DM (diabetes mellitus).


Ela está relacionada com a capacidade de produzir insulina de seu pâncreas, seus hábitos de vida - principalmente o consumo de açúcar e a frequência da atividade física.


Mas o que é a insulina ? De forma simples, ela é a chave que abre a porta da célula (GLUT) para o açúcar entrar. A glicose precisa entrar na célula para gerar energia, se ela se acumular do lado de fora temos a diabetes, por esse motivo, para se diagnosticá-la se mede a glicemia, que é justamente a quantidade de açúcar (glicose) que está livre no seu sangue e não dentro da célula, onde ele deveria estar.


Temos dois tipos principais de diabetes e um “meio-termo" :


A) Diabetes tipo 1 - de forma bem clara, trata-se de uma doença genética que o pâncreas simplesmente não produz insulina, portanto, tornando a pessoa insulino-dependente desde o início de sua vida. Mas, se comparado com os outros tipos esse aqui é bem raro.


B) Diabetes tipo 2 - esse tipo é o mais comum, de longe. Na maioria absoluta dos casos ele é o resultado de seu estilo de vida. Se esse modo contempla um alto consumo de carboidratos simples (p.ex.: açúcar, farinha branca, cerveja), muito estresse, sedentarismo, você preenche todos os pré-requisitos para ser diabético, ainda mais se tiver casos na família, pois a genética influencia fortemente.


C) Resistente à insulina (hiperinsulinemia) - esse aqui é seu corpo te avisando que está prestes a se tornar um diabético tipo 2 , por isso chamamos de “meio-termo”. Por causa do excesso do consumo de açúcar o seu corpo produz muita insulina e se isso permanecer por um tempo prolongado a capacidade da “chave" em abrir as portas da célula diminui, o seu corpo vai ficando resistente à insulina e cada vez mais você precisa de mais insulina e mais insulina, até que um dia o pâncreas não consegue mais produzir, daí você deixa de ser resistente à insulina para se tornar diabético.

Muitos sinais são dados pelo corpo por causa da grande de insulina no sangue (hiperinsulinemia) : aumento da gordura abdominal, muita sede, muita fome, manchas negras nas axilas, virilha, nas mãos, no pescoço, sabe aquela mancha que você achava que era sujeira e que não sai nem com o melhor dos banhos ? Pois é, já é um indício que você está se tornando diabético. Fique atento, pois sua glicemia pode estar normal por causa do excesso de insulina no corpo.


Nos 3 casos você precisa ter o acompanhamento médico-nutricional, um endocrinologista para fechar o diagnóstico e um nutricionista para lhe guiar na sua nova rotina alimentar.


Há casos onde o uso de medicamentos hipoglicemiantes são necessários , seu médico pode utilizar essa estratégica, mas em muitos casos, reeducação alimentar e a prática habitual de uma atividade física controla muito bem esse mal.


Em breve falaremos de alimentos e nutrientes que podem ajudar muito ! Fique ligado !



Rafael Maciel - nutricionista

CRN-1 / 9571

28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo